Skip to content

Bem-Vindos ao bairro Demétria.

08/02/2010

Três horas de viagem, contando um pequeno engarrafamento em São Paulo, e chegamos à casa de um amigo no condomínio Atiaia no bairro de Demétria, Botucatu-SP. Demétria é o primeiro projeto de agricultura biodinâmica no país, surgindo aqui no ano de 1974. Com o passar dos anos mais estruturas foram sendo criadas no bairro, como a Assiciação Biodinâmica, Escola Aitiara de educação Waldorf, Sítio Bahia, Alvorada Alimentos Orgânicos, entre outros.

Mel Alvorada, produzido na Alvorada Alimentos Orgânicos, bairro Demétria.

A produção agrícola no bairro se caracteriza por pequenas fazendas produtoras biodinâmicas, como Sítio Bahia e Alvorada. Os condomínios habitacionais foram comprados ao redor das fazendas para proteger as plantações da ação dos defensivos químicos utilizados na agricultura comum. Ao chegar nos portões do Cond. Atiaia, a sensação era que as árvores nos diziam telepaticamente “bem-vindos!”.

Estrada de terra no Cond. Atiaia

Nosso amigo mora nos fundos da casa de um alemão chamado Jurgem, que trabalha na Alvorada Alimentos Orgânicos com produção de mel silvestre e plantações biodinâmicas. Em uma breve conversa, ele nos explicou que com as fortes chuvas nos últimos meses, as plantações foram praticamente destruídas, sem sobrar nem as curvas de níveis para contar história. Assim nesse começo de ano a venda de hortaliças está praticamente exclusiva dentro da Demétria. Com otimismo e muito trabalho espera-se que a próxima safra volte a se normalizar, e o comércio em outras regiões, como aqui em São Paulo, aconteça normalmente.

Entrada do Sítio Bahia

Com vontade de conhecer mais do bairro, a indicação era uma visita ao Sítio Bahia. Além de produtor, o Sítio Bahia abriga a Bio-Loja e a Associação Biodinâmica.

Dentro da Bio-Loja

Na Bio-Loja fomos ao delírio. Além de produtos da Demétria (pães, queijos, mel e hortaliças) haviam produtos de empresas orgânicas de diversas partes do Brasil. Eu e meu amor nos acabamos em rosquinhas de canela, sorvetes e bretzel, este último tão gostoso como se fosse feito em terras germânicas. A Associação Biodinâmica fica ao lado da Bio-Loja, mas infelizmente estava fechada, abre nos dias de semana. Mesmo assim, em sua fachada, era possível estudar vários cartazes explicativos sobre esse tipo de manejo agrícola. Enquanto saboreava meu sorvete de gengibre artesanal, aproveitava para ler os cartazes da Associação com informações sobre sementes, tempo de plantio, como fazer adubo de compostagem, melhores épocas para plantio e fases da lua no crescimento das mudas.

Pães, bolos, bretzel! Ai meu Deus!

Com as sacolas recheadas de delícias, fomos aproveitar o fim de tarde para passear no terreno do Cond. Atiaia, curtir o entardecer com os cachorros e muitos pássaros que vinham checar de perto nossa movimentação.

Frutas cultivadas na Demétria

Bio-Loja e Associação Biodinâmica

Associação Biodinâmica

Cartaz explicativo

No jardim da Bio-Loja

Chegada ao Empório Stammtisch

Quando anoiteceu, já tínhamos traçado nosso próximo rumo, fomos ao Empório Stammtisch, também conhecido como Bar do Alemão. Ele é famoso nas redondezas por sua comida deliciosa e ambiente amigável. No Empório todas as hortaliças e frutas do menu são das plantações da Demétria. Mesmo não sendo um restaurante vegetariano (é típico alemão com muito porco e salsichas diversas), o cuidado e a atenção que o cardápio se apresentava para o público vegetariano me chamou a atenção. Os donos, um casal super simpático (Lucia brasileira e seu marido alemão), nos contou sobre os crepes e saladas que desenvolveram para esse público. Começamos com uma saborosa salada de manga fresca, gorgonzola e molho de mostarda. Mas um dos highlights foi o chucrute feito com pinga, tão soberano quanto seu primo sauerkraut.

Cerveja e salada para uma noite de verão

Entre um prato e outro, eram idas e vindas das geladeiras de bebida, com inúmeras marcas nacionais e importadas de cerveja. Sim, este é um lugar em que você serve-se à vontade no bar, e no final são somadas as garrafas na mesa para pagar a conta. A cerveja não fica trincando de gelada, pois a todo tempo alguém está abrindo a geladeira, mesmo assim você se sente em casa com esse método, o que compensa. Fechamos o jantar com um crepe apfelstrudel acompanhado de sorvete de menta e chocolate, nossa, não preciso nem descrever os gemidos de prazer da mesa… Saímos do Empório Stammtisch completamente satisfeitos. Comfort Food feita com esmero e amor, com atendimento familiar e clientela super alto astral.

O bairro Demétria é um lugar para se voltar mais vezes. Além desse passeio, existem outros lugares que precisam ser visitados. Os produtores, moradores e trabalhadores da região nos acolheram com um sorriso no rosto e contaram um pouco da vivência em um espaço que presa a Antroposofia.

Volto para São Paulo com gostinho de quero mais, e próximo sábado, com certeza, estarei na Feria do Parque da Água Branca para degustar os quitutes do quiosque da Demétria.

Ô! Dia feliz!

Para informações e telefones úteis acesse: http://www.bairrodemetria.com.br

16 Comentários leave one →
  1. 14/08/2012 10:46

    Gostaria de contatar pessoa ou empresa que trabalhe com a venda de terrenos aí no Bairro Demétria pois fiquei sabendo de um novo empreendimento no local. Já estive aí no bairro fazendo alguns cursos e conheço a Antroposofia desde 1988, frequentei o Seminário Waldorf em SP e a Escola de Terapia Artística SP. Gostaria muito de saber como se adquiri terrenos aí no Condomínio. Agradeço, Maria Thereza Temperini – thetempe@yahoo.com.br

  2. rosemeire soares permalink
    26/04/2012 09:36

    gostaria de informações de como comprar legumes e verduras direto das hortas que existem pela sua cidade, se possivel que me enviassem o endereço de algumas fazendas para negociação…
    Grata pela atenção

  3. Maria Celeste permalink
    21/02/2012 12:25

    Moro em São Paulo e hoje, terça feira de carnaval vou conhecer o bairro Demétria. Depois das informações obtidas neste site estou bastante motivada para conhecer de perto o local. Espaços como este deveriam ser multiplicados em nosso país.

  4. Roberta Sartor permalink
    11/01/2012 01:17

    Um texto bem escrito, mas com um erro na informação: “A Associação Biodinâmica fica ao lado da Bio-Loja, mas infelizmente estava fechada, abre nos dias de semana. ” A Associação Biodinamica não fica ao lado, esse local é a padaria onde fazem os deliciosos pães e confeitos, aqueles são apenas cartazes e informações que estavam no local. A Associação Biodinâmica tem sua sede perto do Café Somé seguindo a estrada.

  5. Sandra Valéria Armani permalink
    02/01/2012 15:23

    Olá, meu nome é Sandra e estava no grupo que se iniciaria de Euritimia com a Patrícia e o Claudio. Conheci a bioloja, e pra ser sincera me encantei com tudo, com a loja, a escola, a cidade…talvez vc possa me ajudar,estou procurando casa pra alugar aí em Botucatu, então se vc souber de alguma oportunidade agradeço de coração! Sou eu e um filho de 4 anos. De qualquer forma agradeço.
    Sandra Valéria Armani

    • evani palmeira chambi permalink
      06/01/2014 14:44

      Tenho uma casa á venda em Botucatu no planalto, Bairro bem localizado, se houver interesse… meu telefone – (14) 38821165 – Botucatu .

  6. Anônimo permalink
    04/07/2011 01:14

    lá é realmente demais, sempre que posso vou visitar.

  7. Guilherme permalink
    09/12/2010 14:30

    A proposta é interessante, mas o atendimento na Bioloja é ruim. Certa vez, depois de 3 horas de viagem, cheguei na Bioloja com a intenção de comprar pães sírios. Não quiseram me vender. Disseram que estava “reservado” para uma feira da qual participam em São Paulo. Outro dia, tentei encomendar com antecedência por telefone, e a atendente foi super grosseira. Mandei um e-mail reclamando e nem sequer responderam.

  8. andré m leite permalink
    12/04/2010 21:16

    oieee dia feliz parabéns pelo trabalho,sou de botucatu mas estou morando em sumaré por acaso vc conheceu a Aina acho que ela morava no aldeia faz tempo que naum tenho contato com ela ,ela tinha ido para londres naum sei se voltou ou ainda esta lá se tiver alguma noticia por favor me responda muito obrigado bjusssss!!!!!!!!!!!

    • 13/04/2010 21:31

      Oi André.
      Não conheci sua amiga.
      Abs.

    • Anônimo permalink
      21/05/2011 08:46

      Oi, André – eu moro na Demétria e conheço a Aina, que voltou e mora aqui. Tenho o email do irmão dela: jiddusc@gmail.com
      Abraço, Ana Vieira

      • Alessandra permalink
        21/11/2011 18:23

        Oi Ana Vieira eu sou Alessandra e gostaria de me mudar pra Demètria…gostaria de receber informacoes, se è bom, se tem trabalho em botucatu etc.. obrigada desde jà…um abraco.

  9. Rosemar Ambrosio permalink
    09/02/2010 09:02

    Muito bom seu trabalho, esta bonito e apetitoso.
    Que saudade.
    Um abraço
    Rosemar Ambrosio

    • 10/02/2010 14:51

      Olá Rosemar, obrigado pelo feedback. Você mencionou saudades, já morou na Demétria ou esteve por lá?
      Abraços.

Trackbacks

  1. Vamos fugir, pr’outro lugar, baby! | WebJornal – Mundo Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 253 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: