30/10/2014

Risoto de freekeh Giroil com aspargos frescos e cogumelo

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Receita funcional apresentada no Programa Você Bonita dia 14/10/14.

Ingredientes

  • Caldo de legumes caseiro +-700ml
  • Mandioquinha 200g
  • Aspargos verdes cortados na diagonal ½ maço
  • Cogumelo emogi ou salmon fatiado 120g
  • Azeite de oliva 3 colh sopa
  • Cebola brunoise ½ unid
  • Dente de alho picado 2 unid
  • Freekeh Giroil 125g
  • Prosecco ouVinho branco seco 80ml
  • Salsinha picada areia 1 colh sopa
  • Cebolinha cortada na diagonal 2 coh sopa
  • Sal marinho Quanto baste
  • Pimenta do reino branca moída Quanto baste

Modo de preparo:

Deixar o freekeh de molho por no mínimo 8h.
Escorrer bem antes de usar.

Fazer um purê com a mandioquinha.
Manter o caldo de legumes quente.
Levar ao forno o aspargos e os cogumelos com um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Deixar ficar al dente. Reservar.
Refogar a cebola e alho em 1 colher de sopa de azeite. Adicionar o freekeh, deixar refogar por 2 minutos.
Acrescentar o vinho branco e deixar reduzir. Aos poucos ir adicionando o caldo de legumes até o freekeh estar quase al dente.
Adicionar quantidade suficiente do purê de mandioquinha para trabalhar a cremosidade do risoto.
Quanto ficar al dente e encorpado, finalizar com o restante do azeite para acertar o brilho.

Montar no prato o risoto abaixo e por cima os aspargos com os cogumelos. Finalizar com as ervas frescas e se preferir um pouco de sementes tostadas para dar crocância.

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23/09/2014

Pêras e maçãs ao molho de iogurte com açafrões

A receita que apresentei hoje no programa Você Bonita!

Saudável, fitoterápica, deliciosa e super aromática.

Principalmente pela saudabilidade da cúrcuma e das frutas cítricas!

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Pêras e maçãs ao molho de iogurte com açafrões

Pêras 2 unid

Maças 2 unid

Limão caipira ou siciliano 1 unid

Laranja 1 unid

Noz moscada ralada 1 pitada

Açafrão da terra/cúrcuma 1 pitada

Pistilos de açafrão 1 colh chá

Mel 3 colh sopa

Iogurte natural 2 potes

 

Modo de preparo:

Descascar as peras e maças. Separar as raspas e suco do limão e laranja.

Colocar em uma panela pequena as peras, maças, sucos e raspas.

Adicionar água o suficiente para cobrir 2/3 das frutas.

Levar para cozinhar, ao levantar fervura, abaixar o fogo e deixar cozinhar entre 15 a 20 minutos, até as frutas estarem macias.

Retirar as frutas e adicionar os pistilos de açafrão, pitada de nos moscada e açafrão da terra. Deixar o líquido reduzir.

Mesclar o iogurte, mel e 3 colheres de sopa do caldo reduzido do cozimento. Bater bem.

Servir as frutas com o molho de iogurte.

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16/09/2014

Curso Online de Salgados e Refeições Naturais para Delivery

Olá pessoal!

É com grande prazer que venho informar que meu curso de Salgados e Refeições Naturais para Delivery, em parceria com a plataforma eduK, já está disponível para compra online.

Este é mais um curso de sucesso, feito em módulo de ensino à distância, para você que tem interesse em gastronomia saudável aplicada para seu trabalho.

Seguem alguns detalhes:

“A procura por uma alimentação mais natural e saudável cresceu nos últimos tempos e ganhou mais espaço nos restaurantes, empórios e até as gôndolas de congelados. Neste curso a chef Luana Budel, consultora em gastronomia funcional, ensina salgados e pratos saudáveis para você congelar e comercializar. São receitas de fácil preparo e de grande valor nutricional e técnicas para montar e combinar ingredientes, possibilitando a comercialização e consumo de refeições saudáveis de forma rápida e prática. A autora também abordará os conceitos, harmonização de grãos e texturas dessa culinária tão rica e benéfica. Todos os pratos e salgados você poderá congelar, transformando essa gastronomia em uma inovação para seu negócio ou mesmo no seu dia a dia.”

youtube=https://www.youtube.com/watch?v=TqcYPSHN

 

Para saber mais detalhes e adquirir meu curso, você pode entrar diretamente na página clicando aqui!

 

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03/09/2014

Pasta de berinjela orgânica para o Pão de Açúcar

Setembro começou com o pé direito…

Calor, sol e gente bonita cruzando os caminhos.

Também veio um linda novidade, um convite do Pão de Açúcar para inaugurar a coluna Sabores da Semana logo no mês da primavera, das flores e do meu aniversário.

Escolhi uma receita de simples preparo mas que fosse leve, saudável, saborosa e composta por ingredientes orgânicos de fácil acesso.

Segue o vídeo com a receita e seu passo a passo!

[wpvideo GPlrOaDk]

Para quem gostaria de ver a receita, pode clicar direto na página do Pão de Açúcar!

 

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01/09/2014

Curso Online na eduK: Salgados e Refeições Naturais para Delivery

[wpvideo TqcYPSHN]

 

A procura por uma alimentação mais natural e saudável cresceu nos últimos tempos e ganhou mais espaço nos restaurantes, empórios e até nas gôndolas de congelados.

Neste curso eu ensina salgados e pratos saudáveis para você congelar e comercializar. São receitas de fácil preparo e de grande valor nutricional e técnicas para montar e combinar ingredientes, possibilitando a comercialização e consumo de refeições saudáveis de forma rápida e prática.

Também abordarei os conceitos, harmonização de grãos e texturas dessa culinária tão rica e benéfica. Todos os pratos e salgados você poderá congelar, transformando essa gastronomia em uma inovação para seu negócio ou mesmo no seu dia a dia.

O curso será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo site da eduK.

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o curso!

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27/08/2014

Creme de manga e maracujá com pistache

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Você Bonita, Tv Gazeta, 26/08/14.

 

Creme de manga e maracujá com pistache

Fubá  4 colh sopa

Água 3 colh sopa

Leite de coco 300ml

Manga madura 1 unid

Maracujá 1 unid

Suco de limão siciliano 1 unid

Mel ou xarope de agave 4 colh sopa

Pistache picado 60g

Modo de preparo:

Mesclar o fubá com a água e formar uma pasta.

Leve o leite de coco para esquentar no fogo baixo, adicione a pasta de fubá mexendo constantemente. Deixar engrossar até consistência de mingau. Reservar.

Picar a manga e colocar em um processador com o suco de limão e mel. Bater até formar um creme. Adicionar o mingau de coco e fubá.

Fora do processador adicionar a polpa do maracujá.

Colocar em tacinhas e decorar com os pistaches.

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25/07/2014

Bolo cítrico de amêndoas

A receita de hoje e’  uma adaptação do livro do Penny Brohn Cancer Care, Inglaterra.

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Bolo cítrico de amêndoas

Ingredientes:

Laranjas lavadas                2 unid

Azeite extra virgem              2 colh sopa

Raspas de limão caipira               1 unid

Ovos orgânicos                   4 unid

Xarope de agave escuro                ¾ xic

Farinha de amêndoa          250g   2 + ½ xic

Sal marinho              ½ colh chá

Bicarbonato de sódio                     1 colh chá

Chia               3 colh sopa

 

Modo de preparo:

Ferver as laranjas inteiras até ficarem bem macias.

Pré aquecer o a 180ºC e untar uma forma de 23 cm de diâmetro.

No processador bater as laranjas até virar um “creme”. Adicionar as raspas, ovos, agave, azeite, farinha de amêndoas, sal, bicarbonato, chia e pulsar até misturar bem.

Levar ao forno até dourar e passar no teste do palitinho. Cerca de 30/40 min.

Servir com uma calda de suco de laranja reduzido com chia.

 

Observações sobre o prato:

Sem glúten, sem lactose.

Utilizar as laranjas integralmente contribui para a absorção das flavononas cítricas, que tendem a concentrar na casca e miolo, justamente as parte que desprezamos. Estes nutrientes são estudados como prevensores de diversos tipos de câncer.

Xarope de agave está sendo estudado como prevensor de câncer também.

Azeite rico em gorduras saudáveis.

Rico em proteína vegetal pela troca da farinha comum pela de amêndoas.

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10/07/2014

Broa “dimio” com cebola e e tomate.

A pedidos, hoje temos uma receita muito simples e deliciosa.

Um pãozinho típico nosso que não leva glúten nem leite. Perfeito para acompanhar patês.

Com sabor de final de semana no campo.

 

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Broa “dimio” com cebola e e tomate

Fubá amarelo 2 xic

Polvilho doce 1 xic

Fermento químico em pó 1 colh sopa

Sal marinho 1 colh chá

Tomate picado 1 unid

Cebola bem picada 1 unid

Alho picado 3 dentes

Cheiro verde picado 1 colh sopa

Tomatinho cortado 1/3 xic

Ovos 2 unid

Azeite de oliva ¼ xic

Água ½ xic

Modo de preparo:

Refogar em um pouco de azeite a cebola, alho e tomatinhos.

Num bowl misturar os ingredientes (secos) e reservar.

Em outro bowl misturar os demais ingredientes e mesclar bem, deixar os pedaços de tomate soltar o suco. Mesclar nos ingredientes secos, bater bem.

Deixar crescer no forno pré aquecido (estufa). Untar a forma de pão com óleo e farinha de milho. Depois que crescer, asse em forno pré aquecido a 180ºC até dourar.

Quando estiver pronto deixar desenforme e deixar esfriar em uma grade.

 Obs: também possível fazer bolinhos com a massa, moldada como broinha mesmo, ao invés de assar na forma de pão.

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08/07/2014

Curso de Finger Food Funcional em São Paulo, 09/08/14.

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Sobre o Curso

O Finger Food atrai cada vez mais pessoas interessadas nesta técnica gourmet, preparando e servindo belíssimas miniaturas comestíveis como ótima opção para todos os tipos de comemorações. Este é um grande trunfo para diversificar o cardápio e o visual de qualquer ocasião, pois traz um encantamento e uma magia que agrega na decoração, no prazer de degustar e no deslumbramento dos convivas. O finger food impressiona e a modalidade funcional também confere um toque de bem-estar, saúde e beleza no estilo de vida.

Data: 09/08/2014
Carga Horária: 4 horas
Horário: das 09h às 13h
Investimento: R$ 80,00
Este curso apresentará as tendências e técnicas do finger food realizadas e aplicadas com os princípios e conceitos da gastronomia funcional. É um importante conhecimento multidisciplinar que acrescenta expertise a qualquer profissional ou interessado. O curso demonstrará apresentações atrativas e de visual gourmet com uma melhor resposta à nossa saúde.

Serão fornecidos certificados de curso de aprimoramento, com carga horária a todos os participantes.

Objetivo

Para assegurar os padrões de higiene adequados, solicitamos aos alunos que não portem acessórios como relógios, brincos, pulseiras e colares, inclusive piercings e anéis. Para o bom desempenho do curso, a vestimenta adequada também é importante, portanto, é desejável que os alunos usem touca descartável, camisa ou camiseta branca, calça comprida e sapatos fechados sem salto.

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27/06/2014

Banda Larga e Prato Fino: Estratégias para a popularização da alimentação e da nutrição pela WEB.

Olá Abobrinhas!

Gostaria de compartilhar um curso que chegou as minhas mãos e achei sensacional. Em outubro o VERAKIS promoverá em São Paulo o curso:

 

Banda Larga e Prato Fino: Estratégias para a popularização da alimentação e da nutrição pela WEB.

 « Como veicular as ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição pelos meios digitais. »

Banda Larga e Prato Fino

 

Para quem se destina esse curso: Profissionais, estudantes e amadores das áreas de alimentos, nutrição, comunicação, marketing, publicidade, saúde, engenharia de alimentos, agronomia, entre outros, que tenham interesse em aumentar o alcance de seu conteúdo na mídia atual.

Com a participação de profissionais especialistas franceses e brasileiros de cada área específica para as palestras.

Carga Horária: 17 horas

Conteúdo Programático:

- Porque, pra quem e pra quê falar sobre alimentos, alimentação e nutrição;

- O que falar, como falar e que meios utilizar para informar o grande público sobre alimentos, alimentação e nutrição ;

- Escolha do tema, do conteúdo a ser veiculado;

- Propostas para a melhoria da qualidade de informações sobre alimentos, alimentação e nutrição destinada ao público leigo;

- Canais de comunicação online;

- Planejamento de conteúdo para comunicação online;

- Técnicas de redação para web;

- Comunicação visual;

- Como criar um blog;

- Como criar uma fanpage;

- Como elaborar podcast;

- Entender outras ferramentas sociais.

 

Informações e Inscrições: verakis@hotmail.fr ou Verakis.

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